top of page

Casamento

Renata e Willian

A verdade que ninguém nunca contou sobre o casamento de dia e ao ar livre

​Você ainda está decidindo se o seu casamento deve acontecer à noite ou ao dia acompanhado de um pôr do sol? Veja este artigo e tire suas próprias dúvidas sobre casamentos, dicas e se realmente é verdade que casar de dia é mais barato.

Você já sentiu a sensação de estar com dúvidas dos preparativos do seu casamento? Dúvida que pode mudar completamente o seu grande dia e a do seu noivo(a)?

Uma das grandes perguntas que tenho visto por parte das noivas é sobre o casamento de dia e ao ar livre, será que vale a pena mesmo?

A verdade é que, no Brasil, os casamentos mais tradicionais acontecem à noite, principalmente pelo fato da maioria das igrejas realizarem cerimônias matrimoniais só neste horário.

  • Não sou contra os casamentos à noite, até por que a maioria dos casamentos que eu fotografo é de noite. Gosto de casamentos em qualquer hora, lugar e horário.

Mas casar de dia ou de noite pode ser uma grande dúvida sua, mas antes de continuar a leitura, saiba que ambos possuem vantagens e desvantagens, mas em especial, nessa postagem vou falar sobre o lado positivo de realizar um casamento de dia e ao ar livre, mas claro que existem o lado negativo. Antes de tomar uma decisão em querer mudar o horário do seu casamento, pense e analise junto com o seu noivo(a) e família.

1 - Suas fotografias serão as melhores que você já viu

casamento de dia e ao ar livre

Acredito que o título já disse tudo, mas vou esclarecer melhor. As fotos dependem de luz.

Um amigo que me acompanha nesta vida corrida de fotógrafo, sempre costuma dizer que os fundamentos de uma boa fotografia são: O momento certo, a emoção certa e a luz certa.

E é neste momento que vem o mais alto motivo de todos (para mim, que sou fotógrafo de casamentos).

A luz ao longo o dia é linda!

Quando um fotógrafo está em um casamento de dia, ele não se preocupa tanto com equipamentos de luz (flash e LED's) e sendo assim, a única preocupação vai ser fotografar e não perder nada do que está acontecendo diante dos olhos.

  • A luz do dia sempre favorece os fotógrafos.

E sejamos bem claros, foto é uma das exigências mais essenciais do seu casamento! E depois de um dia tão especial, você vai querer receber as melhores fotos, aquelas que consigam contar cada detalhe e a essência de como foi este dia feliz em sua vida.

Pode ter certeza, casando-se de dia, as fotos saem mais vivas, mais coloridas, mais atraentes! Há várias outras razões e situações se comparado com casamentos noturnos, mas esse é o principal.

Suas fotos serão mais vivas e espontâneas do que nunca!

2 - Seus convidados terão mais energia para o casamento

Você fica mais disposto durante o dia ou durante à noite?

Com certeza a sua resposta deve ter sido "durante o dia" e assim para a maioria das pessoas, pois temos a tendência de estar com o maior "pique" durante a manhã ou tarde do que à noite.

Realizar um casamento à luz do dia, fará que os convidados tenham mais disposição para participar deste momento tão marcante, que é para você e o seu noivo(a).

Além disso, pode ser que alguns dos seus convidados tenham que vir do interior ou de outra cidade para participar da cerimônia, então eles poderão vir cedo e ir embora durante o dia, invés de terem que pegar a estrada de madrugada ou à noite.

3 - Aprecie a beleza do pôr do sol

Um dos grandes privilégios do casamento à céu aberto é de desfrutar do pôr do sol.

Você, seus padrinhos e madrinhas poderão encontrar um ambiente muito mais rústico e romântico durante a cerimônia.

Poderá até acontecer depois da cerimônia um mini ensaio, com algumas fotos para registrar este momento, que com certeza ficará destacado no álbum final.

Muito, além disso, é poder também se conectar a natureza, ouvir os passarinhos cantando, ver as folhas caindo, olhar as nuvens se movendo, tudo isso com a certeza, que ficará marcado na memória de todos os convidados, que estiverem presente.

Sem sombras de dúvidas, o ambiente é muito mais agradável.

4 - Pais podem levar suas crianças sem preocupações com horários e com o sono

casamento de dia e ao ar livre

Pensando especialmente nos pequeninos, este horário será muito melhor para as crianças poderem aproveitar este momento, terão muito mais espaço para brincar e os pais com certeza notarão que elas não se cansarão tão rápidas.

E dificilmente ficarão dormindo durante a festa, como acontece nos casamentos de noite. Esta é uma grande vantagem para os convidados que levam suas crianças juntas.

  • As crianças adoram ficar muito entretidas, correr pra lá e pra cá. Por isso elas adoram casamentos de dia.

5 - Casar de dia é mais barato

Sim, casar durante o dia é mais barato.

Pense comigo o seguinte:

Você tem uma empresa, que disponibiliza espaços para festas e 95% das pessoas que te procuram, querem reservas de noite e existe muita concorrência, pois a maioria das datas, você já tens reservadas, sendo assim, você aumenta o valor, pois percebe que tem muitos clientes te procurando.

E os outros 5% são aqueles clientes, que te procuram para fazer reservas durante o dia. Como a procura é menor, você tende a deixar o preço lá em baixo, pois quase ninguém te procura para este horário.

  • Assim é o que acontece na maioria das vezes no mercado brasileiro.

Casamentos que acontecem durante a manhã ou à tarde são mais baratos por causa do valor da locação do salão, da chácara, sítio, fazenda, castelo, restaurante, onde ocorrerá a recepção, pois estes lugares tendem a ter um grande volume de reservas á noite invés de dia e o valor a se pagar é geralmente menor.

Os salões fazem isso até mesmo porque eles têm a possibilidade de reservar no mesmo dia para outro casal à noite.

Outro exemplo é o Buffet. Por ser um casório realizado durante a manhã ou à tarde é de costume, que as comidas sejam mais light (salgadinhos, torradas, coisas mais leves e que torna mais barato no final das contas).

Outro aspecto para ser analisado é as próprias bebidas alcoólicas, pois são menos consumidas, principalmente os whiskey e vodkas que são mais caros.

6 - E se chover?

casamento de dia e ao ar livre

Pode acontecer que no dia do casamento chova, mesmo que a previsão diga que não era para chover, mas infelizmente imprevistos acontecem.

Um exemplo bem nítido foi o que aconteceu com um casal que eu fotografei.

O casal havia planejado realizar o casamento ao lado do mar à céu aberto com a esperança de ser um dia muito bonito e com um sol radiante.

Dias antes da cerimônia, o tempo parecia um jogo de pingue-pongue, um dia chovia e o outro não. O casal conversou com a cerimonialista para bolar um plano B caso chovesse no dia.

O casamento aconteceu em Porto Alegre. Quando cheguei à rodoviária, já dava para reparar que ia ser um dia daqueles, com muita chuva e talvez até com tempestade.

A cerimonialista logo implantou o seu outro plano e fez um lindo trabalho de fazer a decoração no 2º andar da própria recepção, para que acontecesse a cerimônia.

Você pode conferir este casamento por inteiro aqui no site mesmo

  • Resumindo a história, foi uma cerimônia muito bonita, ocorreu tudo certo e o local improvisado para ser realizada a cerimônia ficou sensacional!

Para concluir

Observar estes lados positivos de escolher realizar o casamento de dia e ao ar livre ajudará naturalmente como vai ser a sua cerimônia e também o seu olhar sobre o assunto, até para poder conversar com outras noivas.

Porém, se você deseja escolher esta decisão, converse com o seu noivo(a) e é preciso analisar se no seu caso vale a pena, pois existem o lado negativo de realizar o casamento nesse horário. Antes de tomar uma decisão em querer mudar o horário do seu casamento, reflita e pense sobre o assunto.

As 6 vantagens nesse artigo resumem muito bem o que eu tenho visto com os meus clientes e o tempo de experiência no mercado de casamentos.

Gostou do artigo? Compartilhe para outros(as) noivos(as) que podem estar com essa dúvida. Está procurando um fotógrafo para contar a história do seu casamento? Faça contato.

Espero que esse artigo seja útil para você.

Forte abraço e até a próxima postagem!

Sobre o autor

Sou Daniel Stochero, fotógrafo, publicitário e o meu objetivo é contar histórias através das minhas fotos.

Gostou? Deixe a sua opinião nos comentários

bottom of page