7 dicas de um casamento perfeito (a 4º é infalível)

04/07/2016

Escrito por

Então o pedido foi aceito e agora é a hora de começar os preparativos para o casamento. Neste artigo você noiva ou noivo irá descobrir como transformar esta data memorável no dia mais surpreendente, com apenas 7 dicas infalíveis.

 

Sei o quão este momento foi esperado e que são inúmeros os preparativos, então separei as melhores dicas importantes que irão fazer toda diferença.

 

 

Continue lendo esse artigo e descubra como organizar o casamento perfeito dos seus sonhos.

 

1 - Tenha tudo sob controle em seu casamento

2 - Da escolha das músicas para o Playlist da cerimônia

3 - Como se preparar para desastres (principalmente chuva)

4 - Faça um casamento ao seu estilo

5 - O que os seus padrinhos e madrinhas deveriam saber (MAS NÃO SABEM) 

6 - Como emocionar o seu noivo(a) com os votos de casamento

7-  Aproveite ao máximo este dia

 

Agora relaxe. Você só precisa pegar um papel e caneta e anotar as 7 dicas infalíveis que separamos para você. Siga a risca cada item e surpreenda-se com o resultado final.

 

1.    Tenha tudo sob controle em seu casamento

 


Este dia é o mais esperado da sua vida, então se certifique de que a equipe contratada é bastante profissional e qualificada. Busque empresas que já possuem experiência em eventos, se for especializada em casamentos a experiência com certeza será melhor ainda. 

 

Profissionais que são especializados em uma determinada área, entendem de ponta a ponta a necessidade de uma noiva / noivo. Entendem suas ansiedades, preocupações, receios e farão um trabalho de qualidade bem superior do que um profissional que o seu foco de atuação é em outro ramo (não sendo casamentos).

 

Digo isso por experiência própria, pois quando comecei a fotografar fiz um pouquinho de tudo (aniversários infantis, formaturas, casamentos, colações, missas, fotografia publicitária e entre tantos outros), mas ao passar do tempo o casamento foi o tipo de evento que mais me chamou a atenção e a partir disto, comecei a me especializar e hoje já sou um fotógrafo renomeado com dezenas de casamentos no portfólio.

 

Comecei a fotografar casamentos, não devido a valores e lucros, mas porque a acompanhar um casal desde o seu namoro, noivado, casamento e talvez até a fotografia dos seus filhos, a emoção era muito maior, mais responsabilidade, mais pessoas eu conhecia (família, padrinhos e madrinhas) e a sensação de estar participando da vida destas duas pessoas é ótima. 

 

Se o profissional se especializa em algo, isso o torna único no mercado. Ele conhecerá tudo sobre o assunto, tornará alguém que tem autoridade para dar conselhos e palpite do que é melhor para o seu casamento.

 

Você pode conferir em meu blog que 90% dos meus trabalhos é na área de casamento. O foco nestes meus últimos anos como fotógrafo, tem sido com isso e na assessoria de noivos, devido a esta paixão.

 

  • Escolha com cautela cada fornecedor, pois ele será responsável pela sua felicidade e tranquilidade neste dia tão especial.

 

Passe todas as coordenadas aos envolvidos, para que saia tudo conforme o planejado! Seja exigente, porém gentil. Converse algumas semanas antes do casamento com todos os fornecedores que você escolheu, acerte todos os detalhes, horários e locais.

 

Como de costume, sempre 1 mês antes da cerimônia entro em contato com os noivos, tudo isso para passar tranquilidade e confiança que não esqueci deles e que está tudo preparado para eu estar presente no evento.

 

Analise se seus fornecedores estão envolvidos com os preparativos, se estão contente em estar prestando seus serviços, caso contrário, ainda dá tempo de ter outras opções. 

 

Esses são os profissionais que você deve cuidar ao contratar para ter um casamento perfeito:


# Fotógrafo: O fotógrafo além de profissional deve ser aquela pessoa querida, que deixe registrado para sempre cada momento do seu casamento.

 

  • Busque um fotógrafo não pelo preço, mas pela sua qualidade. Mais vale gastar um pouco a mais, do que perder um momento que não voltará mais.

 

Busque um fotógrafo pelo seu portfólio. Investigue suas fotos, veja suas redes sociais, reveja os eventos aos quais ele já fotografou. Pegue as fotos imaginando que você foi a noiva / noivo deste evento e se pergunte, será que são estas fotografias que vou querer receber?

 

O fotógrafo tem que ser alguém que eternize todos os instantes e realize através das lentes da câmera, fotos espontâneas e resultados puramente verdadeiros. Que faça você sorrir, sem ao menos pedir. Que realize fotos de momentos que seus olhos nem imaginaram.

 

Separe em uma pasta todas aquelas ideias das fotos que você gostaria de fazer também no seu casamento. Mostre para o fotógrafo, veja se o estilo dele "bate" com o seu. 

 

Não deixe para a última hora, encontre o seu fotógrafo o quanto antes. Inclusive ele poderá indicar vários outros fornecedores. 

 

E se você gostou do meu trabalho. O que acha de pedir um orçamento? Faça contato clicando aqui


# Cerimonialista: A cerimonialista é uma aliada essencial nos preparativos do seu casamento perfeito. Ela deve deixar tudo organizado, inspecionado e supervisionado para tornar este dia inesquecível do jeito que você sonhou. Por isso procure deixar explicitas as suas ideias, interesses e preferências.

 

Expresse para ela o seu estilo, seus gostos, pois uma boa cerimonialista irá trazer o sossego e estará cuidando de tudo para você.

 

As funções são diversas, desde a organização do local da cerimônia e festa, coordenação de todos os envolvidos, acomodação dos convidados no grande dia e por ai vai. É ela quem esquematiza todo processo. Ela deve se encarregar de solucionar qualquer contratempo que possa ocorrer pré e pós-cerimônia.

 

A escolha desta profissional deve ser feita com base no atendimento diferenciado e equipe qualificada, esses são um dos fatores mais importantes na hora da escolha. 

 

Ela ajudará também em acertar os horários e locais para as fotos de padrinhos, madrinhas e convidados. Será um braço direito do andamento e organização das fotos mais tradicionais do casamento, então escolha com cuidado.

 

# Calígrafo: Convites mostram a personalidade e estilo do casal. Eles preparam os convidados para o tão sonhado dia do casamento e demonstram ao convidado a responsabilidade que ele possui para estar presente no evento. Tudo isso tem que ser feito com a perfeição e dedicação que esta data merece. 

 

Cada história possui sua essência e para mostrar isso a todos, um convite feito com o maior profissionalismo, mostra uma grande diferença.

 

Você terá a opção de fazer por conta própria, mas demandará uma grande parte do seu tempo e nada se compara ao trabalho de um calígrafo profissional, que construirá a melhor forma de apresentar o seu casamento para seus convidados.

 

Por isso indico o meu amigo Leonir Santos, que há 16 anos já realiza este trabalho com total amor e paixão.

 

# Designer:  Manter uma identidade padrão em todos os materiais para o seu casamento é um grande desafio. Por isso um designer pode lhe auxiliar com a identidade visual do evento e criação de todos os materiais gráficos como convites, monogramas, lembranças, sites ou outros detalhes que podem diferenciar este grande dia.  

 

Lembre-se que todos esses diferenciais mostram a importância que você está dando para esta celebração.

 

Saiba que o convite é muito especial para seus padrinhos e demais coisas lindas que com certeza você vai precisar. Quer um profissional pra cuidar de parte do design do seu casamento? Meu amigo João vai cuidar de toda a identidade visual do seu dia com todo o carinho.

 

# Demais fornecedores: Estes devem ser escolhidos a dedo! Faça todos os testes e provas dos produtos que eles oferecem. Avalie e pesquise o histórico e as referências dos profissionais e produtos contratados. 

 

2.    Da escolha das músicas para o Playlist da cerimônia

Escolha as músicas com carinho e afeição.

 

Você e seu noivo(a) podem aproveitar este momento para escolher músicas que tenham algum significado para os dois. Pense em músicas que tragam boas lembranças, melodias e felicidades.

 

Alguns noivos são mais conectados a música e podem ter mais facilidade nessa escolha, mas independente disto o que importa é que o repertório musical espelhe a personalidade e o estilo que vocês dois possuem.

 

Dica quente! Verifique se o repertório escolhido é adequado ao local da cerimônia (igreja, casamento ao ar livre, chácara ou praia), isso irá facilitar sua escolha dando uma direção sobre qual a melhor música para a entrada do noivo, dos padrinhos, da noiva e da festa. 

 

Deixamos a zona de conforto que o clássico proporciona e reservamos algumas

sugestões diferenciadas das canções que podem tornar ainda mais emocionante tanto a cerimônia quanto a recepção do seu casamento.

 

Veja as opções a seguir:

 

- Anjo – Banda Eva

- Ready To Love Again - Lady Antebellum

- Just A Kiss - Lady Antebellum

- Daughters - John Mayer

- Heartbreak Warfare - John Mayer

- Love Story - Taylor Swift

- Photograph - Ed Sheeran

- Love of my life – Queen

-  How Deep Is Your Love – Bee Gees

- Lucky – Jason Mars & Colbie Caillat

- Home – Blake Shelton

- From This Moment On – Shania Twain

- All My Life – K-Ci & Jojo

- Just Give Me A Reason – Pink

- Sugar - Maroon 5

- What Hurts The Most – Rascal Flex

 

Para a festa converse com o seu DJ ou músicos. Veja o repertório que ele apresenta e alie às usas preferências. Também leve em consideração o que seus convidados gostariam de ouvir e as canções que fizeram parte de sua história. Vale apostar nos hits do momento, porém algo agradável e ao mesmo tempo contagiante. Estes itens aliados irão tornar esta noite inesquecível.


3.    Como se preparar para desastres (principalmente chuva)
E se chover!? Se ficar frio!? Se nevar!? O que devo fazer? Preparar um Plano B, C e D?  (Pode ser que a melhor escolha seja dançar na chuva, pois o seu amor está a sua espera ;) 

 

 

Tenha em mente desde os primeiros rascunhos do planejamento que o clima é algo imprevisível e imponderável, as previsões do tempo podem mudar em um piscar de olhos, por isso tenha atenção e cautela neste item.

 

Estruture um plano caso aquela chuvinha inesperada aconteça! Peça orientação para a sua cerimonialista, elas são as melhores em possuir ideias que poderão ajudar em situações como estas.


Falando sobre este assunto, me recordo de um casamento em Porto Alegre que eu fotografei.

 

Peguei a estrada para Porto Alegre no início da manhã, para no meio da tarde estar registrando o casamento. No momento que cheguei na rodoviária da cidade, me deparei com muita chuva e vento forte (muito mesmo) e os noivos estavam bastante preocupados e receosos, pois a cerimônia deveria acontecer em pleno céu aberto ao lado do mar.

 

  • Imagine o desastre que poderia acontecer, caso os noivos continuassem!

 

A cerimonialista pensando sobre o desastre que poderia ocorrer caso os noivos seguissem o planejamento, decidiu transferir a cerimônia para o 2º andar da recepção, que ficava ao lado de onde deveria ocorrer. A cerimonialista fez um trabalho muito bonito e acredite, no próprio salão de festas. Ficou realmente impecável. Veja mais sobre a história deste casamento aqui - Casamento Mariana e Mateus

 

Após muita chuva, a cerimonialista preparou de improviso este lugar para a cerimônia

 

Listamos também algumas dicas para te guiar neste processo.


Tenha um encarregado que se ocupe de deixar em stand-by tendas, toldos e armações para resguardar a segurança do casamento em caso de estações de chuvas.

 

Vale também pensar na recepção, sua cerimonialista deve ter criatividade e agilidade para pensar depressa em como contornar diversos tipos de situações inesperadas que podem vir a ocorrer.

 

  • Escolha uma cerimonialista que seja o seu braço direito, disposta a ver a sua felicidade.  

 

Em caso extremo o próprio local da recepção pode se transformar num belo altar com acomodação para todos os seus convidados, tudo é questão de estratégia e habilidade. A data e a estação do ano em que ocorrerá o casamento é o principal fator para ficar ligado nas questões climáticas, mas toda e qualquer prevenção nunca é demais!

 

Outro fator importante é a energia, considere como uma das prioridades para a festa, pois o ideal seria que o local possuísse gerador de energia elétrica extra, pois este equipamento pode salvar tanto a celebração quanto o seu Buffet.


Vale também ressaltar a importância das luzes de velas, convenhamos que elas podem deixar sua recepção ainda mais charmosa e encantadora e de quebra iluminar o ambiente em caso de falhas elétricas. 

 

E se em último caso, choveu e não houve nenhuma preparação para isso, pelo menos aproveite o momento.

 

Se chover brinque na chuva! Vale lembrar que fotos que envolvem a chuva, assim como o próprio guarda-chuva resultam em um efeito esplêndido, por isso confie no potencial de criação do fotógrafo, ele saberá conduzir com toda criatividade e entusiasmo este ensaio, da forma mais encantadora possível. Com chuva ou sem chuva, este casório tem que acontecer!


4.    Faça um casamento único, ao seu estilo.

 

 
Reflita sobre os sentimentos que este dia deve remeter para vocês e faça a pergunta, qual deve ser o estilo de casamento que vocês querem chamar de seu? Qual é a imagem que você quer deixar deste dia, para todas as pessoas mais importantes de sua vida?

 

  • A escolha do estilo tem muito haver com a personalidade de vocês dois.

 

Os estilos de casamentos mais conhecidos são chamados de: clássico, luxo, vintage, temático, destination wedding, mini wedding, fazenda/campo/praia e moderno. Quer saber mais sobre estes estilos? Aconselho que dê uma olhada aqui 


Se você e seu noivo(a) estão com dificuldades para definir quais destes estilos você deve escolher, aí vai algumas dicas essenciais que devem ser analisadas:


•    Escute o que seu noivo(a) tem a dizer, assim como seus pais, os dele(a) e de seus padrinhos ou madrinhas queridas.


•    Fique atenta ao local que será realizado o casamento e a quantidade de convidados


•    O turno que será realizado o casamento

 

•    Estação do ano


•    Selecione as suas prioridades, aquilo que não pode faltar de jeito algum


•    As flores e decoração! Elas podem mudar muito de estilo para estilo, pois além da elegância na decoração e de sua fragrância inconfundível trazem toda beleza e esplendor para sua festa, mostra a essência do casamento


Lembre-se! Você sonhou com este dia. É a realização de um desejo mais que especial. É a concretização de um elo sagrado entre duas pessoas. Por isso lembramos que nesta hora não é apenas o recurso financeiro o fator principal, mas sim a combinação de criatividade e muito amor envolvido.  

 

5.    O que os seus padrinhos e madrinhas deveriam saber (MAS NÃO SABEM)

 

 

O posto de padrinho e madrinha de casamento é uma grande honra para todos os envolvidos, nele vem acompanhado de uma grande porção de amor, afeto, carinho e responsabilidade, pois o papel dos padrinhos é essencial tanto nos preparativos quanto para o fator emocional dos noivos.

 

  • Padrinhos e madrinhas são aquelas pessoas especiais, as quais os noivos têm grande estima. A eles foi atribuído este lugar singular, tanto no altar quanto na vida

 

Mas você deve estar se perguntando, quais são as funções que os meus padrinhos e madrinhas devem realizar? Veja agora mesmo:


O padrinho tem um papel crucial. É ele quem será o fiel escudeiro do noivo, ele deve estar sempre disponível para o que seu amigo precisar, dar um ombro amigo nas horas de tensão, conversar e ser conselheiro quando surgirem as primeiras brigas ou desentendimentos por conta dos preparativos do casamento.

 

E a madrinha? Além de madrinha a melhor amiga da noiva. Ela será contemplada para este posto incrível e chegará a hora de mostrar todo o afeto, companheirismo e gratidão. 

 

Madrinha assuma seu papel. Ser madrinha de casamento é uma honra e significa fazer parte deste elo sagrado. Tome todas as providencias para dar todo apoio e suporte para sua amiga querida neste momento tão especial.

 

Encarregue-se de auxiliá-la sempre que necessário, dando sua opinião sobre os preparativos do casamento, provas de vestido, produtos, contatos com os fornecedores. Entre no personagem, seja o braço direito da noiva!

 

  • Afinal de contas, toda noiva merece mais do que uma madrinha: uma fada madrinha.

 

Durante o processo de organização do casamento os noivos podem não prestar atenção em todos os detalhes, então certifique-se de cuidar e orientar ela, pois os pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença na cerimônia e na festa.

 

Tenha iniciativa e opinião, mas acima de tudo dê total suporte emocional, pois a noiva vai precisar, por isso é importante ter as palavras certas para quando este momento de tensão chegar, você será o ombro amigo que trará calma e alivio nestes momentos de inquietação. 

 

Que tal compartilhar essa matéria com sua madrinha / padrinho? Envie pelo Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, ou até mesmo pelo seu Email.

 

6.    Como emocionar o seu noivo(a) com os votos de casamento

 

 

Seja o autor dos seus próprios votos.


Como o próprio nome sugere ‘’Voto’’ é algo especial e único que deve ser declarado para a pessoa amada.

 

Ela vem do latim votum que significa ‘’uma promessa solene’’, um desejo, uma declaração verbal ou escrita. O seu voto de casamento será a promessa de que neste momento duas vidas passam a integrar-se, a ter um único, verdadeiro e mais completo sentido.

 

É um momento de emoção, grande comoção e principalmente de entrega. A verdade é que não há uma fórmula por trás deste discurso, a base é unicamente o seu carinho, amor e afeto. 


Antes de tudo, parabéns! Existem cerca de 7 bilhões de pessoas no planeta, e você teve a sorte, acaso ou destino de encontrar a sua alma gêmea. Muitas pessoas vagam sem encontrar seu grande amor. Você encontrou! Então viva esta magia e deixe-se envolver por cada instante sagrado do dia do matrimônio.  

 

  • Já dizia Rubem Alves: "Não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar e na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. Então se deu o encontro’, encontro de duas almas que se tornariam uma"

 

O momento dos votos vem acompanhado de grande tensão. É onde toda a sua concentração deve estar focada para conseguir dizer e expressar suas emoções da melhor forma. Pode ser breve, pode ser longo, não importa. Este momento é todo seu e todos os olhares estão voltados para vocês! É o início de uma nova vida, desta nova jornada.


Então se você realmente quer descrever este sentimento através de palavras, para não se esquecer de nada separamos algumas dicas mais que especiais e um vídeo muito emocionante:

 

 

Veja nossas dicas: 

 

1 - Comece com um rascunho e rabiscos. Lembre-se de momentos mais marcantes até então. Das sensações vividas com a pessoa amada.

 

2 - No dia do casamento é difícil (quase impossível) conter a emoção e se der aquele famoso ‘’ branco’’ do que tu gostarias de dizer, por conta do nervosismo, vale ter uma ‘’ colinha’’ para não deixar nada para trás. O seu voto é o documento onde constam as informações mais profundas do seu coração.


3 - Podes descrever momentos como o dia em se conheceram e como tudo começou.


4 - Pode conter trechos de sua história, o desfecho que fez vocês chegarem até este lugar.


5 - Vale colocar o trecho daquela primeira música que ouviram juntos, daquele verso que quando faltaram palavras, sempre estiveram para preencher suas falas.


6 - Expresse toda ternura que estas sentindo, as juras e processas para o seu amor.


7 - Leve em consideração o perfil do seu noivo / noiva, afinal você o conhece melhor do que ninguém.

 

 

7.    Aproveite ao máximo este dia

 


Este é o grande dia, aproveite cada momento e não esqueça do motivo por trás deste grande acontecimento... A celebração do seu amor mais puro e verdadeiro!

 

Programe-se! Para que o dia da cerimônia você possa reservar um momento todo seu, afinal este é o primeiro dia de sua nova vida.  Organize em uma agenda tudo que deseja fazer, vale um cronograma para não perder nenhum minuto deste dia tão precioso. 


Respire e inspire. É comum o nervosismo e as lágrimas virem à tona, para isso procure deixar seu corpo leve, tranquilo e o mais calmo possível. Sabemos que é uma tarefa difícil, mas procure meditar e refletir sobre este grande acontecimento. Pense em todos os preparativos que foram planejados até aqui e todas as pessoas queridas envolvidas para realizar este sonho.


Noiva e noivo procurem dormir bem na noite anterior, alimentem-se bem, lembre-se que apesar do nervosismo, saco vazio não para em pé, não é mesmo!? rsrs 

Apostem em alimentos ricos em fibras e vitaminas para que seu organismo esteja a todo ritmo, assim como vocês. 


Tenha em volta as pessoas mais queridas e estimadas, pais, familiares, melhores amigos e padrinhos, as pessoas te ajudaram a idealizar este sonho.

 

Independente do lugar, se vai ser em uma igreja, salão de festas, chácara, praia, casa. Este dia entrará na memória e curta cada momento inesquecível.

 

 

Para concluir

 

Dicas dadas, esperamos que tenham gostado e destacado no seu checklist todos estes itens que consideramos essenciais e que com certeza farão toda diferença no planejamento para o grande dia.

 

Buscamos evidenciar nestas 7 dicas, detalhes simples e indispensáveis que com certeza irão enriquecer de amor, ternura e emoções no seu casamento perfeito, tornando-o inesquecível.

 

Gostou do artigo? Te guiou de alguma forma? Compartilhe esta ideia! Caso

tenha ficado com alguma dúvida deixe seu comentário abaixo e iremos buscar a

melhor maneira de te auxiliar para que tenhas a direção certa sobre o passo a passo de como realizar o casamento perfeito.

 


Espero que esse artigo seja útil para você.

Forte abraço e até a próxima postagem!

(fotos sem logo possuem crédito da shutterstock.com)

 

 

 

 

 Sobre o autor

 

Sou Daniel Stochero, fotógrafo, publicitário e o meu objetivo é contar histórias através das minhas fotos.

 

Saiba mais sobre mim aqui.

 

 

 

 

Sobre o autor 

 

Sou Jéssica Thalia, estudante de psicologia, apaixonada por dança e aventureira no ramo de fotografia. 

 

 

 

 

Confira outros postagens no blog

 

Gostou? Deixe a sua opinião nos comentários

 

 

 

 

Please reload

Casamento Bruna e Daniel - Galpão Villa Nativa

15/11/2019

Formatura Annelise e Patrícia

08/09/2019

1/3
Please reload

Casamento

Renata e Willian