Simples passos para um casamento bonito e barato (gastando pouco)

01/12/2016

Escrito por

Sabe aquele sonho de casar que toda mulher tem? Pois bem, quando o assunto é casamento, logo surgem milhões de ideais: Onde vai ser?  Quem vai estar? Como vai ser a decoração? E logo a grande pergunta: afinal das contas, quanto vou gastar? 

 

Quando o orçamento é apertado e a ideia é ter um casamento lindo, porém barato e gastando pouco, aí sim é que as ideias são bem vindas!

 

Continue lendo este artigo e descubra como é possível fazer um casamento fantástico com recursos financeiros limitados. Só o que não pode faltar é criatividade, força de vontade e é claro, muito amor.

 

 

Antes de tudo, programe-se! Não faça nada de última hora, pois quanto menor for o tempo de planejamento até a data do casório, menor serão as suas opções para escolher o orçamento dos fornecedores e sendo assim você estará gastando muito mais.

 

A minha proposta aqui é mostrar que algumas coisas do casamento podem ser feitas pelos próprios noivos, amigos e familiares. Você não precisa ficar responsável por tudo. Delegue funções para suas madrinhas e padrinhos.

 

Comece com um resumo de gastos totais que irá ter, isso será essencial no controle financeiro sobre o que não pode faltar e também o que pode ser dispensado. Sabemos que não será uma tarefa fácil, mas esse casamento não pode esperar nem mais um segundo para acontecer, então repense sobre tudo que precisa constar e o que pode ser dispensado.

 

Ao longo do artigo você irá saber economizar com: 

 

- Lista de convidados

- Convites

- Lembrancinhas

- Decoração

- Local e horário da festa

- Música

- Alimentação

- Dia da Noiva

 

1. Falando em casamento, vamos começar pelos convidados 

 

Para um casamento barato é importante que você estabeleça uma prioridade ao número de convidados. É claro que todas as pessoas do seu convívio são mais que importantes, mas faça uma lista e defina o significado que cada uma delas tem em sua vida.

 

Sei que nesta hora você não quer excluir ninguém, muito pelo contrário, quer reunir as pessoas mais marcantes, porém aconselho que sempre convide pessoas que tenham feito parte da sua história, que possuem um relacionamento presente, pois quanto mais convidados forem escolhidos assim, mais você terá um casamento íntimo e com uma cerimônia mais aconchegante e descontraída

 

Então defina com cautela todos os convidados e confirme a presença deles o quanto antes, pois cada um trará uma porcentagem dos gastos no final das contas. Assim você saberá quanto estará gastando.

 

2. Os convites costumam encher os nossos olhos

 

Feita a lista dos convidados comece pelo princípio, os convites! Eles costumam encher os nossos olhos, sempre tão delicados mesmo quando tem um ar mais rústico. A minha proposta é mostrar que muitas vezes o menos é mais. 

 

É possível desenvolver o design do seu convite você mesmo, sempre com muita criatividade e claro uma pitada de paciência. No fim pode ser que você precise apenas de um computador e uma boa gráfica para impressão.

 

Destaco que é importante o trabalho das empresas e designers especializados no ramo, mas se tratando de economia e para não gastar muito, este é o primeiro item a ser repensado antes de contratar um profissional.

 

Separamos abaixo algumas ideais geniais para que você possa se inspirar.

 

• Convite estilo calendário: destaca a data mais esperada de forma simples e criativa, chamando mais atenção para a data no calendário.

 

 

• Convite com fontes atraentes: deixa destacado apenas as informações mais importantes. O legal é que você mesmo pode pesquisar modelos pelo Google ou pelo Pinterest. 

 

 

 

3. Alternativas para as lembrancinhas

 

Quem não gosta? Como o próprio nome já diz, as lembrancinhas são os mimos que os noivos presenteiam cada um de seus convidados para que aquele dia fique marcado para sempre.

 

Para as lembrancinhas (cá entre nós a primeira coisa que vejo nas recepções e quando são de comer meu coração pula) são diversas as possibilidades, mas aqui iremos apresentar algumas ideais mais tranquilas, econômicas, baratas e o melhor, algumas podem ser feitas em casa mesmo.

 

Os bem-casados ainda são os clássicos, não costumam ter um custo tão alto, sendo assim você estará gastando pouco e ainda por cima pode contratar um confeiteiro, mas a minha ideia é te mostrar como sair do óbvio e de quebra trazer algo inesperado pros seus convidados.

 

Sei que elas podem ser de diversas formas, as favoritas são as comestíveis, mas também algumas podem ser mais alternativas. Veja a seguir:

 

• Saquinhos de suspiros: Ah gente! Suspiro nunca é demais! Ainda mais se for num casório, quem não enche os olhos (e principalmente o coração) de ver tanto amor concentrado num lugar só? Pois bem, é daí que surgem as lembrancinhas de suspiros! Você pode fazer até em casa, com a ajuda de algumas amigas e da sua família! É fácil e os requisitos são muitos suspiros, plaquinhas para a legenda, saquinhos para encher de amor (ou de suspiros) e um laço de fita! Uma coisa leva à outra e pronto, aí está uma lembrancinha divertida e deliciosa.

 

 

• Cones com doces: Esta ideia costuma ser muito simples, prática e econômica de fazer. Além disso pode ser feita em casa mesmo e não exige muito esforço, apenas criatividade. O material para confecção é de fácil acesso, barato e o resultado fica muito fofo. Dentro dos cones você pode colocar balinhas da sua preferência. O papel pode ser impresso com um agradecimento aos convidados ou algumas opões como um carimbo ou um adesivo especial indicando à que se refere.

 

 

• Caixinha de TIC-TAC decorada: As caixinhas de TIC-TAC já são mais conhecidas, mas costumam ser uma alternativa bem bacana, pois o único custo que você terá é com as caixinhas, mas que se pegar em algum fornecedor ou atacado pode encontrar por preços muito em conta e gastará pouco. E para marcar ele de vez, fazer uma linda mensagem e imprimir em adesivos, depois só colar nas caixinhas e deixá-las à espera dos convidados.

 

 

• CD com as músicas do casamento: CD’s costumam ser muito eficiente no sentido financeiro, se você pegar o número de convidados verá que vale a pena investir nos CD’S com o repertório do seu casamento, fotos do ensaio pré casamento ou até mesmo fotos feitos na hora do casamento. A única coisa que você precisa fazer é passar as músicas para o CD e caprichar na capinha. Você economizará e gastará pouco.

 

 

• Por último, mas não menos maravilhoso: as plantinhas ou sementes no saquinho! Estas são especiais, você pode procurar alguma floricultura ou mesmo um fornecedor de mudas de plantas, temperos ou até as próprias sementes de árvores e embalar para dar de lembrança. Deixe aquela linda mensagem que vier do seu coração e arranque olhares de ternura de seus convidados. Além de um belo presente isso ainda colabora para o meio ambiente, não produzindo mais resíduos para a natureza e fazendo florescer uma nova árvore ou um quintal de temperos. Desta forma sempre que o seu convidado olhar para aquela planta, verá uma lembrança do seu casamento.

 

 

4. Decoração

 

Ah esta parte que se chama decoração. Ela tem muito haver com o estilo do casal, com seu estado de espírito, então todo detalhe faz a diferença.

 

A ideia de decorar com materiais reutilizáveis está cada vez mais bem conceituada. Além de colaborar para o meio ambiente você cria uma linda e sofisticada decoração para o seu momento inesquecível e o valor final será muito mais barato. Um belo exemplo disso são os arranjos de mesa! Quem disse que para ficar bonito e elegante tem que ter aqueles cristais enormes? Por que não utilizar uma garrafa de champanhe, cerveja ou até mesmo uma lata antiga?

 

Veja esses exemplos:

 

 

Também ADORO aquela recepção à luz de velas, não há nada mais encantador. As velas podem ser utilizadas de diversas formas e tem mais, não precisa ser aquelas super elaboradas artesanais. O truque é como você irá incorporá-las na decoração, confira:

 

 

Para a realização de uma decoração tão significativa dessas, você precisa dos materiais certos e das pessoas certas. Conte com alguém super alto astral que pense positivo. Sempre tem alguém na família ou entre os amigos que faz de tudo pra te ver sorrir? Nessa hora conte com essa pessoa. Além do mais não é tão difícil e só vai exigir um tempo de antecedência para a confecção.

 

5. Local e horário do casamento fazem a diferença (no seu bolso) 

 

O local da festa é muito importante no quesito economia e a primeira coisa que vem a cabeça é a igreja! Casamentos na igreja são os mais tradicionais, mas isso pode ser repensado.

 

Casamento é casamento, independente de onde aconteça. O local é questão de gosto, a cerimônia não precisa ser necessariamente num local separado, cada vez mais ela vem acontecendo no próprio local onde será a festa, tudo é questão de adequação.

 

Uma coisa é certa, o seu casamento será maravilhoso. Quer seja na igreja ou no quintal de casa. Segue abaixo algumas sugestões para você economizar com a escolha do local:

 

Ele pode acontecer:

 

• No quintal de casa, caso tenha espaço e se não tiver, pode ser no quintal de um amigo. Vamos combinar que um quintal decorado é a coisa mais irresistível. Mas saiba que o ideal é que o casamento seja de dia, assim não gastará com iluminação.

 

• Tanto a cerimônia quanto a festa também pode ser adequadas para o mesmo local. Em um salão de festas, um recanto ou um restaurante. Converse com a sua cerimonialista.

 

  • Se você quer mais economia e ainda assim um casamento em grande estilo, evite estabelecer uma data apertada ou feriados. Veja preços para casamentos aos domingos. Isso pode te deixar com mais opções de escolha e orçamentos mais acessíveis.

 

• Repense o horário da festa! Casamentos de dia costumam sair mais acessíveis economicamente pelo fato de não ter tanta demanda quanto os noturnos. Casamento pela manhã ou à tarde pode ser tão elegante quanto um feito à noite e de quebra você ganha um fator essencial e de GRAÇA, a luz do dia que deixará suas fotos ainda mais maravilhosas.

 

6. Música é o que não pode faltar

 

Casamento não é casamento sem música, ela é fundamental, pois trará toda a ternura que este dia requer e são as lembranças mais doces que ficarão na memória de cada convidado. Saber com quem contar para cuidar disso para você é de extrema importância.

 

Como nosso foco é que você tenha um casamento barato, de cara a primeira opção é um DJ, para que o orçamento não saia do controle. Geralmente num levantamento geral, contratar músicos, instrumentistas ou até mesmo uma banda pode sair bem mais caro tendo em vista que estes profissionais têm uma performance ao vivo. Contratando um DJ você pode designar o que quer ouvir durante a festa e separar as músicas da recepção.

 

7. Alimentação

 

Não se esqueça, elegante mesmo é uma comida de qualidade e não quantidade! Geralmente os locais especializados em eventos já trazem consigo seu próprio buffet, mas você sempre terá opções de cardápio, saiba escolher com cautela.

 

Você pode optar por pratos simples, mas que surpreendam pelo sabor! Caso o casamento seja à noite, pode escolher entre dois pratos diferentes. Não é regra ter entrada, prato principal e sobremesa. A única regra é o sabor, este tem que ser delicioso, pois é o jantar que vocês noivos estão oferecendo para as pessoas mais importantes de suas vidas!

 

• Uma boa pedida é fazer um buffet de massas, variando os molhos, o acompanhamento de sua preferência e uma variedade de saladas, isso acaba se tornando mais rápido na hora de servir e consumir, também é economicamente mais atrativo. Às vezes esperar todos os convidados se servirem pode tornar um pouco cansativa esta parte da janta.

 

• A sobremesa em si não é obrigatória, geralmente todo o casamento tem aquela encantadora mesa de doces, então esta parte pode ser feita logo após a janta, desta forma ninguém vai sentir falta de outros tipos de sobremesas.

 

Se o local do seu casamento não oferecer serviço de alimentação você pode contratar profissionais do ramo, mas pesquise bem antes de fechar contrato. Caso o casamento seja realizado em um espaço mais alternativo, podes definir o que será servido de forma criativa, não saindo do orçamento.

 

Se o casamento for durante o dia é mais fácil fugir do tradicional, por exemplo, um café charmoso, isso vai trazer um ar mais informal para sua festa deixando seus convidados bem à vontade.

 

8. Saiba economizar no Dia da Noiva 

 

 

Todo mundo sabe que tudo fica mais caro quando tem o nome ‘’noiva’’ envolvido. Então trouxe algumas dicas para que o dia da noiva, seja perfeito, mas não se torne um obstáculo para a sua economia.

 

É um dia de tensão, os hormônios estão à flor da pele, mas o que queremos te mostrar é que o dia da noiva é todo seu e que independentemente do local onde vai acontecer ele será incrível e é exatamente neste ponto onde queríamos chegar, o local!

 

  • Você pode optar entre um salão, um spa ou até fazer em casa mesmo, se tiver um local bacana, confortável e que comporte todas as pessoas indispensáveis que irão te ajudar neste ritual, cabe a você decidir e planejar.

 

Você não precisa necessariamente fazer manicure, pedicure, sobrancelhas, cabelos e massagem (se desejar) todos no mesmo dia e no mesmo salão, isso pode elevar o preço e gastar mais, pois geralmente os salões te cobram por um pacote completo.

 

Caso você opte por fazer o seu dia da noiva em um hotel, por exemplo. Pode fazer as unhas e sobrancelhas um dia antes em um salão ou com a sua manicure de sempre, o cabelo e maquiagem que precisam ser feitos no dia ficam por conta de quem você contratar! Você vai ver que se pesquisar bem conseguirá isso por um custo muito menor.

 

Concluindo

Dadas às dicas e sugestões desejo um casamento maravilhoso a vocês! Que esse dia tão único e especial seja lembrado não somente pela quantidade de flores ou arranjos da decoração, mas pela quantidade de amor envolvido para acolher a todos.

 

Hoje o foco aqui foi em dar dicas para você ter um casamento bonito e barato (gastando pouco). Sei da importância dos profissionais que cuidam deste ramo tão especial que são os casamentos, porém o objetivo foi de preservar sua autonomia financeira e de mostrar que é possível fazer coisas que nem imaginamos quando vamos à luta, pois em tempos de crise tudo que é pensado, planejado e feito com perseverança para que de uma forma ou outra aconteça o casório.

 

Noivos certifiquem-se de que este dia será registrado da forma mais linda possível. O fotógrafo do dia do casamento é um item indispensável.  

 

Procure um profissional à altura do seu casamento, pesquise seus trabalhos anteriores, para que não restem dúvidas de que este dia ficará marcado para todo sempre, tanto nos corações quanto nas imagens, elas serão a prova de toda mágica que aconteceu nesta data inesquecível.

 

E se você quer um orçamento nosso, entre em contato aqui. Teremos o maior prazer em conhecer sua história e fotografar ela.

 

 

 

Sobre o autor

 

Sou Daniel Stochero, fotógrafo, publicitário e o meu objetivo é contar histórias através das minhas fotos.

 

Saiba mais sobre mim aqui.

 

 

 

Sobre o autor

 

Sou Jéssica Thalia, estudante de psicologia, apaixonada por dança e aventureira no ramo de fotografia. 

 

 

 

Confira outros postagens no blog

 

Gostou? Deixe a sua opinião nos comentários

 

 

 

 

Please reload

Casamento Bruna e Daniel - Galpão Villa Nativa

15/11/2019

Formatura Annelise e Patrícia

08/09/2019

1/3
Please reload

Casamento

Renata e Willian