Casamento

Renata e Willian

Simples passos para um casamento bonito e barato (gastando pouco)

Sabe aquele sonho de casar que toda mulher tem? Pois bem, quando o assunto é casamento, logo surgem milhões de ideais: Onde vai ser? Quem vai estar? Como vai ser a decoração? E logo a grande pergunta: afinal das contas, quanto vou gastar?

Quando o orçamento é apertado e a ideia é ter um casamento lindo, porém barato e gastando pouco, aí sim é que as ideias são bem vindas!

Continue lendo este artigo e descubra como é possível fazer um casamento fantástico com recursos financeiros limitados. Só o que não pode faltar é criatividade, força de vontade e é claro, muito amor.

Casamento Barato gastando pouco - economizar

Antes de tudo, programe-se! Não faça nada de última hora, pois quanto menor for o tempo de planejamento até a data do casório, menor serão as suas opções para escolher o orçamento dos fornecedores e sendo assim você estará gastando muito mais.

A minha proposta aqui é mostrar que algumas coisas do casamento podem ser feitas pelos próprios noivos, amigos e familiares. Você não precisa ficar responsável por tudo. Delegue funções para suas madrinhas e padrinhos.

Comece com um resumo de gastos totais que irá ter, isso será essencial no controle financeiro sobre o que não pode faltar e também o que pode ser dispensado. Sabemos que não será uma tarefa fácil, mas esse casamento não pode esperar nem mais um segundo para acontecer, então repense sobre tudo que precisa constar e o que pode ser dispensado.

Ao longo do artigo você irá saber economizar com:

- Lista de convidados

- Convites

- Lembrancinhas

- Decoração

- Local e horário da festa

- Música

- Alimentação

- Dia da Noiva

1. Falando em casamento, vamos começar pelos convidados

Para um casamento barato é importante que você estabeleça uma prioridade ao número de convidados. É claro que todas as pessoas do seu convívio são mais que importantes, mas faça uma lista e defina o significado que cada uma delas tem em sua vida.

Sei que nesta hora você não quer excluir ninguém, muito pelo contrário, quer reunir as pessoas mais marcantes, porém aconselho que sempre convide pessoas que tenham feito parte da sua história, que possuem um relacionamento presente, pois quanto mais convidados forem escolhidos assim, mais você terá um casamento íntimo e com uma cerimônia mais aconchegante e descontraída.

Então defina com cautela todos os convidados e confirme a presença deles o quanto antes, pois cada um trará uma porcentagem dos gastos no final das contas. Assim você saberá quanto estará gastando.

2. Os convites costumam encher os nossos olhos

Feita a lista dos convidados comece pelo princípio, os convites! Eles costumam encher os nossos olhos, sempre tão delicados mesmo quando tem um ar mais rústico. A minha proposta é mostrar que muitas vezes o menos é mais.

É possível desenvolver o design do seu convite você mesmo, sempre com muita criatividade e claro uma pitada de paciência. No fim pode ser que você precise apenas de um computador e uma boa gráfica para impressão.

Destaco que é importante o trabalho das empresas e designers especializados no ramo, mas se tratando de economia e para não gastar muito, este é o primeiro item a ser repensado antes de contratar um profissional.

Separamos abaixo algumas ideais geniais para que você possa se inspirar.

• Convite estilo calendário: destaca a data mais esperada de forma simples e criativa, chamando mais atenção para a data no calendário.

casamento bonito e barato (gastando pouco)

• Convite com fontes atraentes: deixa destacado apenas as informações mais importantes. O legal é que você mesmo pode pesquisar modelos pelo Google ou pelo Pinterest.

casamento bonito e barato (gastando pouco)

3. Alternativas para as lembrancinhas

Quem não gosta? Como o próprio nome já diz, as lembrancinhas são os mimos que os noivos presenteiam cada um de seus convidados para que aquele dia fique marcado para sempre.

Para as lembrancinhas (cá entre nós a primeira coisa que vejo nas recepções e quando são de comer meu coração pula) são diversas as possibilidades, mas aqui iremos apresentar algumas ideais mais tranquilas, econômicas, baratas e o melhor, algumas podem ser feitas em casa mesmo.

Os bem-casados ainda são os clássicos, não costumam ter um custo tão alto, sendo assim você estará gastando pouco e ainda por cima pode contratar um confeiteiro, mas a minha ideia é te mostrar como sair do óbvio e de quebra trazer algo inesperado pros seus convidados.

Sei que elas podem ser de diversas formas, as favoritas são as comestíveis, mas também algumas podem ser mais alternativas. Veja a seguir:

• Saquinhos de suspiros: Ah gente! Suspiro nunca é demais! Ainda mais se for num casório, quem não enche os olhos (e principalmente o coração) de ver tanto amor concentrado num lugar só? Pois bem, é daí que surgem as lembrancinhas de suspiros! Você pode fazer até em casa, com a ajuda de algumas amigas e da sua família! É fácil e os requisitos são muitos suspiros, plaquinhas para a legenda, saquinhos para encher de amor (ou de suspiros) e um laço de fita! Uma coisa leva à outra e pronto, aí está uma lembrancinha divertida e deliciosa.

casamento bonito e barato (gastando pouco)

• Cones com doces: Esta ideia costuma ser muito simples, prática e econômica de fazer. Além disso pode ser feita em casa mesmo e não exige muito esforço, apenas criatividade. O material para confecção é de fácil acesso, barato e o resultado fica muito fofo. Dentro dos cones você pode colocar balinhas da sua preferência. O papel pode ser impresso com um agradecimento aos convidados ou algumas opões como um carimbo ou um adesivo especial indicando à que se refere.

casamento bonito e barato (gastando pouco)

• Caixinha de TIC-TAC decorada: As caixinhas de TIC-TAC já são mais conhecidas, mas costumam ser uma alternativa bem bacana, pois o único custo que você terá é com as caixinhas, mas que se pegar em algum fornecedor ou atacado pode encontrar por preços muito em conta e gastará pouco. E para marcar ele de vez, fazer uma linda mensagem e imprimir em adesivos, depois só colar nas caixinhas e deixá-las à espera dos convidados.

casamento bonito e barato (gastando pouco)

• CD com as músicas do casamento: CD’s costumam ser muito eficiente no sentido financeiro, se você pegar o número de convidados verá que vale a pena investir nos CD’S com o repertório do seu casamento, fotos do ensaio pré casamento ou até mesmo fotos feitos na hora do casamento. A única coisa que você precisa fazer é passar as músicas para o CD e caprichar na capinha. Você economizará e gastará pouco.