Casamento

Renata e Willian

Veja que casar fora do país é mais fácil do que imagina

Já pensou em realizar seu casamento em um lugar inusitado, fora do país e aproveitar a lua de mel logo em seguida? Casar no exterior, na praia, no Caribe ou ao alto-mar está cada vez mais fácil de se tornar realidade. Vem comigo nessa aventura?

Se você é noiva já faz algumas meses, sabe que os dias começam a voar para a tão esperada data e claro, tudo precisa estar perfeito. Afinal, são duas histórias, várias pessoas e um momento tão especial para concretizar este amor. Então é necessário cuidar dos mínimos detalhes, para que tudo seja memorável e é preciso escolher um lugar que seja compatível com o estilo do casório.

Continue lendo esse artigo e venha se aventurar no mundo mágico do Destination Wedding.

1 - Destination Wedding, mas o que é isso?

2 - Afinal, quais são os documentos pra se casar fora do país?

3 - Gostou da ideia? Veja minhas indicações de lugares

4 - Sou eu que arco com as despesas dos convidados?

5 - O grande benefício de fazer a lua de mel durante a viagem

6 - Não esqueça de levar o fotógrafo

7 - É mais barato ou mais caro do que um casório no Brasil?

8 - Idioma. É um problema?

9 - Sobre minha viagem para o exterior - Alessandra

10 - Pontos positivos e negativos

1 - Destination Wedding, mas o que é isso?

Não sabe o que é o Destination Wedding? Vamos lá que vou te explicar melhor.

Destination Wedding é um termo muito usado mundo afora, mas aqui no Brasil é pouco conhecido no mercado de casamento. Ele é usado para casamentos que são feitos em um país, estado ou cidade diferente. Não precisa ser necessariamente em outro país, como é dito.

A ideia do Destination é fazer uma cerimônia em um lugar que você, seus convidados e o seu noivo não moram. Legal né?

Mais ou menos como aquelas cenas dignas de cinema, com casamentos ao ar livre, em locais paradisíacos e praias. Geralmente os casais preferem lugares com essas características, pois a paisagem contribui muito, para que tudo se torne ainda mais marcante.

A festinha começa bem antes do que as cerimônias convencionais. A intenção é começar cedo (manhã ou tarde) e aproveitar a noite em festa, fazendo um tur pela cidade ou aproveitando o Hotel. O casamento em si, leva um final de semana inteiro. Pois todos os convidados, madrinhas, padrinhos estarão aproveitando a viagem junto de vocês. E claro, depois disso, vocês dois podem aproveitar a lua de mel em um lugar fantástico.

É opção do casal fazer a organização por conta e risco ou através de um cerimonial. Eu sempre recomendo que os noivos tenham uma assessoria e cerimonial para o casório. São muitas tarefas, detalhes e preocupações para resolver. Se o casal ficar estressado, toda a energia e a emoção boa desse momento irá se tornar em algo tenso, agitado e exaustivo. Ninguém quer isso, não é verdade?

Procure um cerimonial que assuma o controle e seja o seu braço direito nesse dia. Minha recomendação é a Camila Ferrarini da Laço Di Fiore.

2 - Afinal, quais são os documentos pra se casar fora do país?

Primeiro você precisa escolher o local que realizará o seu casamento. Será no Brasil ou em outro país?

Se for no Brasil, a sua preocupação será mais com aviões, passagens, hotel e com o casamento.

Se for realizar seu casamento fora do Brasil, aí sim. A primeira tarefa que você deve fazer é encaminhar o seu pedido de passaporte.

Quando eu solicitei o meu passaporte, minha primeira impressão era que poderia demorar, teria que reunir vários papéis, enfrentar filas e ter muita dor de cabeça, mas saiba, é bem o oposto.

É muito simples. Você solicita o passaporte via site da Polícia Federal, preenche o formulário (que leva 5 minutos), paga o GRU e depois marca um atendimento presencial.

Na época que eu fiz, o meu atendimento na Polícia Federal levou menos de 3 minutos. É realmente um documento bem fácil de solicitar e o mais importante, sem estresse e dor de cabeça para consegui-lo.

Fora o passaporte, é preciso ver a documentação necessária para aquele local em específico, pois ela modifica de acordo com o país.

Por exemplo, para casar no Hotel Le Guanahani (em Saint Barth) é necessário um pedido oficial, que deve ser preenchido e aprovado um mês antes da data do casamento. Além de profissionais preparados para a realização cerimônia, um oficial, um tradutor e um intérprete.

Agora, se preferir casar na Grécia, o Hotel Mystique é uma ótima sugestão, ele fica próximo da capital e tem uma vista linda do mar. Excelente também para a lua de mel. Para quem não possui nacionalidade europeia, o hotel exige:

  • Certidão de casamento civil, válida para o país de destino autenticada pelo cartório

  • Certidão de nascimento na língua do país de destino, também autenticada

  • Uma carta ou licença oficial do cartório informando a data da cerimônia

  • Fotocópia do passaporte

  • Os documentos devem ser encaminhados ao Consulado ou Embaixada da Grécia.

Esses lugares citados acima, incluem pacotes de serviços para o Destination Wedding. Independente do local em que você optar por realizar seu casamento, é importante lembrar que deve também registrá-lo no Brasil. Indo ao cartório. É aconselhável realizar apenas a cerimônia simbólica no exterior, pois além do processo se tornar mais simples, sai mais em conta.

3 - Gostou da ideia? Veja minhas indicações de lugares

Não pense que vou esquecer de dar as melhores dicas de destinos para você curtir com o seu amor! Prepare o papel e a caneta e anote tudinho!

• Saint Barth:

Como já citamos acima, o Hotel Le Guanahani, em Saint Barth, é uma ótima opção, além de ser um local bem romântico, com direito a água da cor do céu, é o roteiro perfeito para aquele casamento dos sonhos.

O local tem área privada capaz de acomodar todos os convidados, além de oferecer todo o conforto, a equipe faz questão de que tudo ocorra da melhor maneira possível para o casal. E afinal de contas, quem não gostaria de casar num paraíso destes?

• Paris:

Um dos destinos mais procurados pelos casais, sem dúvidas é a capital francesa.

Paris oferece cenários deslumbrantes, com direito a castelos, locais históricos e é claro a famosa e bela Torre Eiffel. Os registros fotográficos ficam lindos e com certeza vão agradar você e todos os convidados.

• Las Vegas:

Não tem como fazer uma lista de possíveis destinos sem falar de Las Vegas.

Se você prefere um casamento mais ousado e informal, com certeza será o melhor destino. Eles oferecem pacotes de casamento, de acordo com a preferência do casal, geralmente não custam tão caros, porém se quiser oficializá-lo também no Brasil, o processo será um pouco diferente.

• Nova York:

Que tal um pouco de calma em meio a agitada cidade de Nova York?

O Central Park, localizado no centro de Manhattan e é um local muito querido, disponibilizam da realização de uma cerimônia íntima, para em torno de 10 convidados. A escolha do local exato do parque para a realização do casamento fica por conta dos noivos.

• Itália:

Qualquer local que você escolher será digno de contos de fadas.

As paisagens italianas, são umas das mais belas do mundo. O clima histórico proporciona uma viagem no tempo e fará você se sentir muito especial diante de tanta beleza.

Existem algumas cidades que recebem e acomoda